blankAv. Deputado Emilio Carlos, 2040
02720-200 – Limão – São Paulo – SP

blank Telefone: (11) 2255-5639
Whatsapp: (11) 93075-7021

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO EM EMBREAGENS

Manutenção no Kit de Embreagem

Apesar de não parecer, o funcionamento da embreagem é bem simples. A ideia é fazer com que engrenagens girando em velocidades diferentes possam ser sincronizadas, a fim de desengatarem e engatarem o motor ao sistema de transmissão com o mínimo possível de impacto. Basicamente, esse mecanismo serve para ajudar o motorista nas situações de arranque e parada do veículo, assim como na troca de marchas.

O conjunto está localizado entre o motor e a caixa de câmbio, que, em vez de usar engrenagens, tem como base o atrito entre 2 discos para suavizar as mudanças de marcha. Essencialmente, portanto, utiliza-se a embreagem como uma peça intermediária que controla a conexão do torque do motor e o sistema de transmissão do carro. 

Dentre os principais componentes envolvidos neste sistema, podemos citar a o platô (placa de pressão), o rolamento, o disco de embreagem e o cabo ou sistema hidráulico, que é acionado pelo condutor por meio do pedal esquerdo.

A vida útil do sistema de embreagem está relacionada a diversos fatores, que vão desde o material usado no sistema até o local onde o veículo é mais utilizado. Caso o carro rode mais nos grandes centros urbanos, por exemplo, o desgaste do kit é maior se comparado a veículos que circulam mais em estradas, pelo fato da troca de marchas ser menor nesse cenário. Em média um conjunto de embreagem pode durar mais de 100 mil quilômetros com facilidade.

Quando trocar o kit embreagem?

Abaixo alguns sintomas que indicam o momento para a troca do kit embreagem:

  • Pedal duro, que aponta para problemas no cabo ou sistema hidráulico de acionamento;
  • Embreagem patinando, que pode ser causada por desgaste acentuado ou vazamento de óleo;
  • Ruído excessivo, que representa montagem malfeita, desgaste ou quebra de componentes;
  • Trepidação, que geralmente é causada por desgaste irregular ou afrouxamento das peças;
  • Embreagem travada, que via de regra é ocasionada pelo fim da vida útil dos rolamentos.
Kit de Embreagem
Kit de Embreagem