blankAv. Deputado Emilio Carlos, 2040
02720-200 – Limão – São Paulo – SP

blank Telefone: (11) 2255-5639
Whatsapp: (11) 93075-7021

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Manutenção Preventiva Automotiva

Independente da marca ou do segmento, é sempre importante acompanhar a manutenção preventiva do automóvel, com atenção aos itens que exigem a troca periódica. A principal razão é que a falha em manter esses componentes em boas condições pode levar a problemas mecânicos graves e alto custo de manutenção.

A manutenção preventiva do automóvel é feita durante as revisões, esse tipo de serviço existe para manter o veículo em boas condições de funcionamento. Ele evita que o carro quebre e precise de uma manutenção corretiva, ou seja, um serviço de conserto de componentes que se danificaram.

A manutenção preventiva do automóvel é dividida em dois tipos de itens: os de troca obrigatória, e os de inspeção obrigatória. No primeiro caso, se enquadram o óleo do motor e o filtro de ar, por exemplo. Eles são os fluidos e peças que têm data de validade, além de se degradarem com o uso. Por isso, com eles, não tem escolha: quando for alcançado o período ou a quilometragem indicada, é preciso fazer a substituição.

Já os itens de inspeção obrigatória também vão se degradar com o uso, mas de uma forma difícil de prever. Este é o caso das embreagens e das palhetas dos limpadores de para-brisa, por exemplo. Sua vida útil vai depender de onde o carro é estacionado, do cuidado do motorista, e outros fatores. Por isso, é necessário conferir seu estado com periodicidade, mas só faça a substituição quando a inspeção mostrar que o componente perdeu suas características originais.

A dica para manter o automóvel em perfeito estado de rodagem é fazer sempre uma consulta ao manual do proprietário, pois nele é possível encontrar todas as informações sobre a manutenção preventiva do veículo, e também determina as especificações dos produtos que devem ser utilizados no modelo em questão.

Evite a Manutenção Corretiva

A manutenção preventiva é realizada com o objetivo de impedir ou amenizar as falhas nos componentes dos automóveis e caminhões. Esse tipo de serviço é sempre planejado, sendo realizado periodicamente. A vantagem é que, além de gerar menos custos para o proprietário, esse tipo de manutenção faz com que o ar-condicionado opere com seu máximo desempenho.

Já a manutenção corretiva é feita, como o próprio nome sugere, para resolver problemas imediatos. No caso do ar-condicionado veicular, quando surge algum problema, a solução é sempre mais complexa. Dessa forma, esse tipo de manutenção deve ser evitada. Outro ponto importante é que consertos podem ser bastante caros, enquanto as manutenções preventivas são realizadas de acordo com a quilometragem ou com o tempo de uso do ar condicionado veicular. Sendo assim, é fácil se planejar e encaixá-las no orçamento.

E pode acreditar: vale muito mais a pena tomar medidas preventivas e fazer a limpeza regular do sistema de ar do que lidar com os problemas que sua má higienização pode causar. Por isso, além de seguir nossas orientações, consulte o manual do fabricante para conhecer os cuidados específicos que precisa tomar para usufruir da melhor maneira possível do sistema do ar-condicionado automotivo!

Manutenção Preventiva
Manutenção Preventiva