O fluido de freio tem prazo de validade? Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o fluido do sistema de freio tem prazo de validade e deve ser substituído a cada 02 anos não importando a quilometragem rodada. A questão é que o fluido de freio é higroscópico e ocasiona absorção de umidade ao longo do tempo.
O fluido em contato com o ar vai perdendo suas propriedades por contaminação, prejudicando o funcionamento dos componentes do sistema de freio e comprometendo a eficiência nas frenagens.
O fluido de freio é o grande responsável por transmitir a pressão feita no pedal, durante a frenagem, para as 04 rodas do veículo. Isso ocorre por meio de mangueiras conectadas ao cilindro mestre, que bombeiam o líquido de maneira uniforme até as lonas e pastilhas de freio, causando por sua vez a desaceleração do veículo”
Trata-se de um sistema fechado, ou seja, após acionado, esse líquido retorna ao cilindro mestre para posterior uso, havendo mínimo desgaste e perda em volume. Por esse motivo, fluidos de freio jamais devem ser mantidos abaixo de seu nível normal.
O fluido de freio é responsável por suportar o calor gerado no sistema durante a frenagem do automóvel. Isso se deve às características lubrificantes e anticorrosivas do composto, que mantêm a integridade de todo o sistema. Por isso o fluido de freio é uma substância essencial para garantir que não haja falha nos freios.
Fluidos de freio podem ser divididos atualmente em 4 categorias, classificadas pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos da América (Department of Transportation). A partir daí surgiu a nomenclatura DOT, comumente utilizada por fabricantes de líquidos de freio em todo o mundo.
Cada tipo de fluido leva em conta 2 características essenciais: ponto de ebulição e compressibilidade: